CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

Atualizado: Abr 18

O consumo desenfreado vem sendo um grande problema para o meio ambiente, a retirada de recursos sem o respeito e a conscientização podem estar prejudicando cada vez mais a natureza.

Para que você esteja por dentro do objetivo 12 e de como o consumo responsável é importante para esse ramo, eu conversarei com você hoje, explicando como podemos ajudar.

O que é o consumo Responsável?


Para que você entenda de forma correta o objetivo proposto pela ONU, é preciso que o conceito de consumo responsável esteja claro.

O Consumo Responsável é um conjunto de hábitos e práticas que fomentam um modelo de desenvolvimento comprometido com a redução da desigualdade social e dos impactos ambientais. Busca melhorar a produção, distribuição e aquisição de produtos e serviços, incentivando as práticas colaborativas. É a vivência de atitudes éticas para a construção conjunta de um novo panorama social, econômico e ambiental.



Assegurar padrões de produção e de consumo responsável


Agora que o conceito de consumo sustentável está mais claro na sua cabeça, vou falar sobre o objetivo da ONU e como podemos ajudar na sua execução.

Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis


Esse tipo de plano tem a intenção de que todos os países tomem medidas que sejam responsáveis pela produção e consumo responsável.

Implementar o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis, com todos os países tomando medidas, e os países desenvolvidos assumindo a liderança, tendo em conta o desenvolvimento e as capacidades dos países em desenvolvimento. Além de alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.

É importante nos conscientizarmos sobre o que é o consumo responsável, adquirindo hábitos que façam com que este se torne cada vez mais parte do dia a dia.

Redução do desperdício de alimento


A proposta é que até o ano de 2030 possa-se reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita.

Você pode participar desta etapa, passando a preparar apenas o alimento que consumirá, além de realizar uma melhor armazenagem para que os alimentos não estraguem antes mesmo de ser preparados.

Diminuir a geração de resíduos


Com o capitalismo cada vez mais forte a expansão que as cidades vem sofrendo, a geração de resíduos tem sido gritante.

A ONU propõe que até 2030 a quantidade destes resíduos sejam diminuídos, utilizando como ferramenta a redução, reciclagem e o reuso (3R’s).

Você pode fazer parte desta etapa, busque reciclar o lixo produzido na sua residência, além disso, a prática do consumo responsável deve ser aplicado a empresas e prestadoras de serviço, dando prioridade a reciclagem e ao reuso de materiais.


Informação


Um outro passo fundamental é a informação, para todas as áreas, principalmente na área de consumo responsável.

A proposta é que até 2030 as pessoas tenham acesso à informação que as conscientize, de forma que, elas prefiram um estilo de vida mais saudável e que esteja em harmonia com a natureza.

Você pode começar a se informar, utilizando a internet para que esse movimento se cumpra cada vez mais rápido, além de debater sobre esse assunto com amigos, trazendo mais informações para o seu dia a dia.

É importante se atentar as noticias faltas, para que estas não passem informações inapropriadas, que possam prejudicar o consumo responsável.


Gostou do texto de hoje?

Continue acompanhando aqui e nas redes sociais:

https://instagram.com/besun.eco

https://facebook.com/besun.eco

Está com dúvidas sobre o assunto?

Entre em contato conosco, será um prazer te ajudar!


Até a próxima!

Posts recentes

Ver tudo